Como Fortalecer o Sistema Imunológico
O sistema imunológico ou sistema imunológico é o mecanismo natural de defesa do corpo contra vírus, bactérias, microorganismos e substâncias infecciosas que causam doenças e envelhecimento prematuro, e que também podem afetar o funcionamento de nossas funções e sentidos, incluindo, obviamente, a nossa visão.
É comum que, em certas épocas do ano, sem uma causa aparente, nos sintamos mais cansados do que o normal, não acabemos sendo curados por um processo constipado ou febril quando iniciamos outro e sentimos que estamos ficando sem baterias. É possível que isso aconteça porque, quase sem perceber, começamos a modificar nossos hábitos de vida e rotinas saudáveis.
É possível que estejamos comendo depois do expediente e com qualidade inferior, não descanse o suficiente ou não nos desconectemos como deveríamos do estresse dos estudos ou do trabalho. Quando agimos dessa maneira, a principal vítima é o nosso próprio sistema imunológico, que começa a enfraquecer.
Nossas defesas podem ser afetadas por fatores como a presença de uma doença auto-imune ou mudanças sazonais sobre as quais dificilmente temos controle. No entanto, existem vários hábitos e modos de vida nos quais podemos agir que, sem dúvida, nos ajudarão a fortalecer nosso sistema imunológico.
Dicas para Aumentar seu Sistema Imunológico
Faça uma dieta saudável
Este é quase certamente o fator que mais influencia nosso sistema de defesa natural. Nesse sentido, devemos manter um equilíbrio nas refeições, no horário, nas quantidades a serem ingeridas e na composição.
A dieta mediterrânea é a melhor receita a esse respeito, pois, a seguir, forneceremos ao organismo os nutrientes, vitaminas e outros elementos necessários para o bom funcionamento de nossas funções, basais e relacionadas ao dia a dia: trabalho, estudo, praticar esportes… etc.
Melhore o Seu Sistema Imunológico com N-Tense
Gorduras saturadas e excesso de açúcar refinado são elementos que, além de nos fazer ganhar peso e facilitar o desenvolvimento de várias doenças, como cardiovasculares ou diabetes, têm a capacidade negativa de reduzir a resposta imune do nosso corpo ao ataque de microrganismos nocivos.
Pratique exercício físico regularmente
Outro pilar no qual se baseia um sistema imunológico forte e estável é a realização de exercícios físicos, principalmente do tipo aeróbico: caminhar, correr, andar de bicicleta … Sim, o esforço excessivo pode ser contraproducente, de modo que o exercício físico que praticamos Deve ser progressivo e adaptado às nossas possibilidades.
Descanse o suficiente
Muitas das células que farão parte do sistema de defesa do nosso corpo são produzidas enquanto dormimos. Daí a importância de ter um sono reparador todas as noites, cerca de 8 horas e de qualidade, sem interrupções que o perturbem.
Gerenciar bem o estresse
Poucas coisas têm tanta capacidade de prejudicar nosso sistema imunológico quanto um excesso de nervos e estresse. Devemos ser capazes de lidar com o estresse com habilidade, recebendo o apoio de um especialista, se necessário.
Se queremos manter um bom estado visual, devemos sempre tentar manter nosso sistema imunológico com uma dieta rica em antioxidantes e vitaminas A, C e E , exercícios físicos, descanso de qualidade e controle do estresse.