Conheça os principais benefícios da Banana para a sua saúde

As bananas são a versão natural dos doces: são tão naturalmente doces que fazem qualquer coisa que você junte com gosto de sobremesa, embora seja uma versão muito mais saudável.

Quando você considera a versatilidade, portabilidade, preço acessível e sabor da banana humilde, não é exatamente chocante ver que a produção global da fruta tropical está em alta.

Na verdade, a banana é a fruta fresca mais exportada do mundo, de acordo com a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas .

Mas bananas são boas para você?

Mesmo com sua popularidade inabalável, alguns ainda evitam bananas porque são mais ricos em carboidratos e açúcar do que muitas outras frutas.

Mas é o seguinte: é fácil esquecer que seu corpo realmente precisa de carboidratos para abastecer seu corpo e, ao contrário dos doces processados, os açúcares naturais da banana são acompanhados por muitas vitaminas e minerais.

Além disso, as bananas também são ricas em fibras, o que retarda a digestão do açúcar, sem falar que ajuda a mantê-lo satisfeito.

Então, as bananas são saudáveis? Pode apostar que sim!

10 benefícios da banana para a saúde com base científica

Bananas são embaladas com potássio

Uma banana média contém 422 miligramas de potássio, ou cerca de 12 por cento do valor diário do mineral, de acordo com o National Institutes of Health.

Seu corpo precisa de muito potássio para funcionar normalmente. Este eletrólito ajuda os músculos a se contraírem, os nervos funcionam, movem os nutrientes para as células (e os eliminam), regulam os batimentos cardíacos e o sódio no corpo.

Portanto, quando você não ingerir potássio suficiente , a pressão arterial e o risco de cálculo renal podem aumentar, você pode se sentir fraco e cansado ou até mesmo ter cãibras musculares.

Bananas ajudam a mantê-lo hidratado

Como diabos um alimento sólido pode ajudar na hidratação ? O potássio desempenha um papel aqui, ajudando a regular o equilíbrio dos fluidos em seu corpo, especialmente os eletrólitos que você perde (como sódio, magnésio, cálcio e, sim, potássio!).

Após um treino intenso. Atividades moderadas a intensas podem causar pequenas alterações celulares no potássio, e os atletas são encorajados a comer alimentos ricos em potássio para neutralizar esses desequilíbrios, de acordo com a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva.

Bananas são boas para o seu intestino

Uma banana média tem 3 gramas de fibra de recheio (cerca de 10 por cento de sua ingestão diária).

As bananas também contêm prebióticos , um tipo de fibra fermentável que ajuda as bactérias boas em seu intestino (também conhecidas como probióticos ) a prosperar. (Saiba mais sobre alimentos prebióticos versus alimentos probióticos).

Essa é uma grande vitória para sua saúde geral, uma vez que a pesquisa sugere que esses insetos benéficos podem melhorar a digestão , encurtar a duração do seu resfriado e até ajudar na perda de peso .

As bananas são o combustível pré-treino perfeito

Os melhores alimentos para comer antes do treinosão aqueles que contêm açúcares naturais (carboidratos) para obter energia, mas não são muito agressivos para o estômago.

As bananas marcam essas duas caixas e são portáteis o suficiente para serem jogadas em uma sacola de ginástica. Além disso, a pesquisa sugere que as bananas têm compostos exclusivos que podem melhorar o desempenho atlético.

Podem ajudar a aumentar a recuperação pós-treino

Por outro lado, as bananas também podem ser benéficas após o treino. Um pequeno estudo de 2018 publicado na revista PLOS One descobriu que certos compostos e fitoquímicos em bananas podem desempenhar um papel eficaz na redução da inflamação induzida por exercícios – que estimula a dor muscular – após uma dura sessão de treinamento de resistência (neste caso, ciclismo intenso).

Bananas são boas para o seu coração

Coloque outro ponto na coluna de potássio, porque esse mineral importante é vital para o coração.

A pesquisa mostra que comer muito potássio está associado a níveis significativamente mais baixos de pressão arterial e a um risco menor de derrame.

Isso porque o potássio ajuda a eliminar o excesso de sódio estressante para o coração do corpo através da urina, reduzindo o dano potencial que pode ter em seu corpo.

Bananas podem substituir o açúcar em produtos de panificação

Uma das melhores razões para comer bananas é o sabor naturalmente doce e a textura macia que as torna um ingrediente ideal em muitos produtos de panificação.

Você não pode substituir bananas com açúcar em todas as receitas, mas com certeza você pode procurar por receitas que já fizeram esse trabalho para você.

As bananas são ricas em vitamina B6

Embora a vitamina B6 não seja alvo de atenção com tanta frequência, ela é uma vitamina essencial por um motivo.

As bananas contêm quase um terço do seu valor diário de vitamina B6, que é importante para o desenvolvimento do cérebro durante a gravidez e as reações enzimáticas envolvidas no metabolismo. A maioria dos americanos não parece falhar em sua ingestão, mas não faz mal comer alimentos que são naturalmente ricos em nutrientes.

Bananas podem manter seu apetite sob controle

Nenhum alimento vai tirar o cabide depois de pular uma refeição. No entanto, comer uma banana como parte de uma dieta bem balanceada pode ajudar a controlar seus desejos.

As bananas contêm um tipo de fibra chamada amido resistente, que parece ajudar as pessoas a comer menos calorias e controlar o apetite , mostram os estudos.

Embora mais pesquisas precisem ser feitas para entender a ligação, uma banana média embala apenas cerca de 100 calorias e é super satisfatória devido ao seu conteúdo de fibra, então você precisa se sentir culpado por adicionar uma ao seu smoothie do café da manhã, sanduíche de manteiga de amendoim ou parfait de iogurte de jantar.

Assim, podemos usar a banana como um dos produtos para emagrecer, já que controla seu apetite trazendo saciedade ao seu organismo.

Bananas mantêm seus rins saudáveis

Uma banana por dia pode manter o médico longe.

Em um estudo com 61.000 mulheres suecas, os pesquisadores descobriram que pessoas que comeram muitas frutas e vegetais – mais de 75 porções por mês, ou cerca de 3 porções no total por dia – tinham o menor risco de desenvolver carcinoma de células renais, o tipo mais comum de câncer de rim .

Quando os pesquisadores analisaram as frutas especificamente, as bananas pareciam ter o efeito mais pronunciado devido à sua alta concentração de fenólicos, compostos com efeitos antioxidantes.

Outro grande estudo com mais de 90.000 mulheres também descobriu que mulheres que consumiram mais de 4.099 miligramas de potássio diariamente tiveram um risco 35% menor de pedras nos rins do que mulheres que ingeriram menos de 2.407 mg.

Isso porque o potássio também pode ajudar seu corpo a se livrar do excesso de cálcio, um elemento fundamental do tipo mais comum de cálculo renal.

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