Maneiras de incentivar crianças e adolescentes a comerem bem

A adoção de padrões saudáveis de alimentação e bebida para CiC desde tenra idade pode promover boa saúde e bem-estar na velhice.

A ingestão de alimentos é influenciada pelos padrões alimentares da família e pela interação com os pares.

As primeiras experiências alimentares podem ter um efeito significativo nas preferências e aversões alimentares e nos hábitos alimentares mais tarde na vida.

3 maneiras de encorajar crianças e jovens a comer bem

Como cuidador, você deve ter como objetivo oferecer alimentos saborosos, bem apresentados e bem cozinhados, que serão apreciados por crianças e jovens. A hora das refeições não deve ser apressada, pois uma abordagem descontraída da alimentação pode abrir caminho para atitudes saudáveis em relação à alimentação.

É importante tornar a alimentação uma experiência agradável. A comida pode ser uma atividade social agradável. É igualmente significativo reconhecer a importância de comer bem para uma boa saúde.

As mudanças podem ser feitas gradualmente e pequenas mudanças nos alimentos que são consumidos regularmente têm o maior efeito sobre uma boa alimentação. Algumas dicas úteis:

1 – Cozinhe do zero

Alimentos preparados em casa são mais saudáveis do que refeições prontas ou alimentos de conveniência. Você controla o que entra em seu corpo medindo o óleo, o sal, o açúcar e outros ingredientes de cada receita.

Você também pode selecionar os ingredientes frescos, orgânicos, sazonais ou outros ingredientes preferidos que deseja adicionar. Não precisa ser muito oneroso!

  • Encha o armário da sua loja – inclua feijão cozido com pouco açúcar e sal, tomate enlatado e leguminosas secas, que contam para os seus 5 por dia. Um terço de sua ingestão diária de alimentos deve ser um carboidrato rico em amido, de preferência uma variedade de grãos integrais com alto teor de fibras, portanto, estoque arroz integral e macarrão de trigo integral
  • evite usar cubos de caldo e molhos salgados. Procure caldo com pouco sal e use ervas e especiarias para adicionar sabor aos alimentos.
  • cozinhe a granel e congele refeições saudáveis para mais tarde – isso vai economizar tempo e dinheiro
  • um mash-up saudável. Economize energia pré-cozinhando um lote de batatas com casca no forno. Reaqueça no microondas mais tarde ou use como purê para cobrir uma torta de peixe ou cottage
  • use vegetais como o principal componente da refeição para obter seus cinco por dia
  • use queijo com baixo teor de gordura para cozinhar ou use quantidades menores de queijo forte – quanto mais forte o queijo, menos você precisa
  • use iogurtes naturais com baixo teor de gordura e queijo fresco na cozinha em vez de creme (mas lembre-se de que crianças menores de dois anos precisam de gorduras integrais em suas dietas)
  • use carnes magras sempre que possível e retire a gordura dos ensopados / caçarolas ou substitua a carne por feijão, leguminosas ou lentilhas. Você pode comprar feijões e lentilhas em latas ou também secos. Procure por aqueles em água em vez de salmoura / água salgada
  • em geral, grelhar, assar, cozinhar a vapor, escalfar, cozinhar lentamente ou ferver em vez de assar / fritar os alimentos, isso reduzirá o teor de gordura
  • use frutas secas em pudins, bolos e biscoitos para reduzir o teor de açúcar
  • Procure receitas veganas e vegetarianas ao assar, pois costumam ter baixo teor de açúcar e gordura

A British Heart Foundation (BHF) tem em seu site um localizador de receitas que contém centenas de receitas saudáveis com análise nutricional completa.

Você pode filtrar sua pesquisa por culinária, necessidades dietéticas e condições para que haja algo para todos os gostos e dietas.

Cozinhar do zero pode ser fácil, rápido e também pode ser uma boa diversão e será mais nutritivo. Assista ao vídeo sobre chef pronto e caseiro

2 – Ofereça uma variedade

É importante que as crianças e os jovens tenham uma dieta variada e os cuidadores devem encorajar os jovens a experimentar alimentos diferentes. Seja criativo ao servir comida, pois a mesma comida pode ser servida de maneiras diferentes.

Outra idéia é misturar alimentos, por exemplo, purê de cenoura com purê de batata. As sessões de degustação também são uma forma útil de fazer com que as crianças e os jovens experimentem novos alimentos.

Envolvê-los na seleção e preparação também os incentiva a experimentar os alimentos que não experimentaram antes, ou talvez tenham experimentado, mas não gostaram.

3 – Ouça e envolva!

A comunicação entre cuidadores, crianças e jovens sobre as preferências alimentares é essencial, e perguntar às crianças e aos jovens seus pontos de vista sobre alimentos e questões relacionadas com a alimentação deve ser uma parte fundamental do cuidado diário.

Isso permite que os jovens expressem seus sentimentos e preocupações sobre a comida, se houver.

Ao mesmo tempo, é essencial que os cuidadores incentivem ativamente o envolvimento de crianças e jovens no planejamento de cardápios, na compra de alimentos e na preparação e cozimento de alimentos, pois isso também pode fornecer uma estrutura útil para a comunicação.

Incentivar a alimentação saudável não significa proibir certos tipos de alimentos ou enfrentar os jovens com alimentos de que não gostam. Comer uma dieta mais saudável significa manter o equilíbrio certo e comer mais alguns alimentos, bem como comer menos outros.

Inspire as crianças e os jovens a falar ou a fazer desenhos dos alimentos que gostam de comer e a planejarem eles próprios o cardápio. Envolva-os na compra, preparação e cozimento de alimentos. Ter acesso a uma variedade de livros de culinária ajuda. Você também pode encontrar receitas na internet.

Pode estimular a discussão e os jovens podem identificar os alimentos que gostariam de experimentar. Olhar para os rótulos dos alimentos pode ajudar a explicar as diferenças entre os alimentos e a comparar produtos para emagrecer semelhantes.

Para evitar conflitos em torno dos alimentos, como quando os alimentos são rejeitados ou exigidos, pode ser uma prática eficaz para os cuidadores e as crianças de quem cuidam chegar a um acordo sobre os limites da alimentação.

Isso pode levar a uma discussão sobre quais lanches estão disponíveis gratuitamente, quais alimentos ou bebidas podem ser guardados para ocasiões especiais e quem assume a liderança no planejamento do cardápio – seja a cada dia ou a cada semana.

Os cuidadores podem achar útil negociar um ‘Acordo Alimentar’ com as crianças e jovens sob seus cuidados.

Amostra de folha de acordo com alimentos:

  • todos nós teremos a oportunidade de comentar e participar do planejamento do menu semanal
  • pessoas com necessidades especiais terão alimentos adequados disponíveis para eles
  • vamos todos sentar juntos na hora das refeições
  • respeitaremos cada um a escolha de comida e maneira de comer das outras pessoas, e boas maneiras à mesa serão promovidas
  • vamos encorajar boas habilidades sociais durante as refeições
  • todos terão tempo suficiente para comer
  • comida nunca será retida como forma de recompensa ou punição
  • todos serão incentivados a comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia
  • e quaisquer outros exemplos em que você e o jovem possam pensar

Envolver os jovens em atividades alimentares, como cozinhar e fazer compras, não apenas melhora as habilidades alimentares e sociais, mas também parece proporcionar uma situação confortável na qual os jovens podem conversar com os adultos.

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Até a próxima!