O que avaliar ao contratar um plano de saúde e odontológico?
Existem alguns critérios a serem seguidos antes de contratar um plano de saúde e odontológico, de modo a garantir que sejam de qualidade e que apresentem um custo-benefício atrativo.
Afinal, o plano e os cuidados se relacionam diretamente com o bem-estar geral, sendo importante para uma vida melhor e evitar que doenças surjam.
Saúde é algo sério e que demanda cuidado, não podendo ser negligenciado nas prioridades diárias. Por isso, é importante considerar formas de manter a saúde e os cuidados adequados com ela – como o suporte profissional e de operadoras de convênio para otimizar o acesso aos serviços de saúde.
Para isso, a avaliação dos planos existentes deve ser feita com atenção, de modo a identificar aquelas que atendem às necessidades, bem como os processos/burocracias necessários para uma contratação correta e que não traga impactos financeiros ao possível beneficiário.
Isso porque, os convênios ainda apresentam tarifas que precisam ser consideradas, mas oferecem diversas vantagens quando comparados a outros formatos de acesso à assistência de saúde.
Ao considerar, por exemplo, situações emergenciais, como um acidente, em que é necessária uma internação ou uma intervenção cirúrgica, um plano de saúde será muito útil, efetivo e acessível.
Além disso, o convênio médico cobre os serviços rotineiros hospitalares, ambulatoriais, consultas e exames de rotina.
Se o convênio for bem escolhido, haverá uma economia considerável e uma maior garantia na estabilidade de saúde pessoal e até familiar, o que trará tranquilidade para a rotina e atividades realizadas, visto que as pessoas terão mais segurança.
O mesmo vale para quem deseja realizar a contratação do plano odontologico de forma individual.
Veja também – A Importância de uma alimentação saudável para os seus dentes
Afinal, independentemente de ser um convênio coletivo pessoal ou empresarial, ou mesmo o modelo individual, todos os pacotes são obrigados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a cobrir os custos de um atendimento emergencial, principalmente se houver a necessidade de uma intervenção cirúrgica não considerando o período de carência.
Quando o convenio odontologico é adquirido junto a empresa, outras vantagens podem ser consideradas, como a possibilidade de adesão mútua; ou seja, do convênio médico e odontológico simultaneamente, o que também reduz os custos visto o maior número de vidas cobertas.
No entanto, pode ser mais compensatório financeiramente se for contratado um plano médico que venha com o incluso.
Ter um vínculo com uma operadora de serviço médico e odontológico garante, portanto:
- Maior estabilidade;
- Maior tranquilidade;
- Melhor custo-benefício;
- Serviço de qualidade para cuidar da saúde;
- Acesso dos dependentes a uma assistência de qualidade.
Para contribuir na escolha de um convênio médico e odontológico, este artigo separou algumas dicas para que o beneficiário invista no melhor plano possível para suprir suas necessidades.
Possibilidade de abrangência e adesão de dependentes
Uma das principais vantagens em se ter um convênio é poder contar com a possibilidade de incluir membros da família, cônjuge, filhos, pai ou mãe, ou até mesmo irmãos para terem acesso a serviços médicos e odontológicos.
Tal fator contribui para oferecer ainda mais tranquilidade ao beneficiário, possibilitando que seus afazeres sejam feitos com mais eficiência e qualidade, já que pode concentrar a atenção nas atividades realizadas.
Inclusive, quem é colaborador de alguma empresa precisa verificar a disponibilidade de benefícios como o plano odontologico empresarial para uma adesão ainda mais facilitada e com vantagens complementares que possam existir.
Deste modo, pode-se alcançar mais segurança quanto a situações emergenciais para si e para os dependentes, permitindo que todos tenham acesso aos serviços dentais necessários para prevenir doenças e outros problemas da cavidade oral.
Durante a análise do convênio é importante definir qual será a modalidade contratada, se será familiar ou individual, pois a mudança no orçamento para cada um muda significativamente.
Inclusive, as operadoras podem oferecer até descontos para planos maiores ou categorias/pacotes específicos.
Quando se é beneficiário de alguma empresa que oferece o plano dental coletivo empresarial, por exemplo, é possível verificar a existência dos pacotes premiuns, que possibilitam procedimentos mais complexos, por custos mais reduzidos e – por vezes – até a coparticipação da empresa no valor pago mensalmente.
Preço
Um dos principais motivos que destacam a importância de aderir um convênio médico e odontológico está relacionado à economia proporcionada.
Afinal, consultas individuais e intervenções emergenciais, se forem pagas separadamente, apresentam custos elevados e sempre que os procedimentos forem necessários, demandando uma mudança orçamentária, enquanto o vínculo com alguma operadora que fornece o serviço é mais reduzido e feito de forma mensal, permitindo o acesso a diferentes tratamentos.
Recursos
Ao contratar um plano médico e odontológico, recursos avançados para atender os beneficiários também se tornam mais acessíveis, estando disponíveis nas clínicas para avaliação e tratamento.
Por isso, tanto o convênio dentário quanto o médico precisam oferecer alguns recursos e suportes extras aos beneficiários, otimizando o atendimento.
Exclusividade
Quando se assina um vínculo com um plano médico ou odontológico, reduz-se o tempo de espera para a marcação das consultas e a realização de exames/tratamentos.
Além disso, o acompanhamento se torna mais facilitado, já que um profissional se torna o responsável pelo quadro e direcionamento a outros especialistas quando necessário, o que permite mais facilidade nos registros e agilidade nas consultas/processos.
Assim, é possível realizar exames e tratamentos que serão eficientes, pois serão acompanhados pelo profissional da área na frequência adequada.
Avaliações
É importante sempre se atentar às avaliações de clientes anteriores, que já usufruíram do serviço para ver o que acharam, afinal, eles já tiveram uma experiência com a operadora e informam sobre os suportes prestados.
Assim, é importante salientar que existem diversas modalidades propostas pelas operadoras, como o plano dental para MEI, destinado aos microempreendedores, bem como planos familiares, coletivos, individuais e empresariais.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.